Venho falando aos quatro cantos sobre a impossibilidade de se atuar juridicamente em matéria eleitoral sem o conhecimento básico de marketing digital, tecnologia e, claro, Direito Eleitoral. Mas, por que esses conhecimentos são tão importantes aos juízes, promotores, advogados e servidores da Justiça Eleitoral? Vou tentar convencê-lo nas próximas linhas.
Atualmente, entre os maiores fornecedores de serviços das campanhas eleitorais estão duas bigtechs. Por meio da venda dos serviços de impulsionamentos de conteúdos, o Facebook e Google lucraram mais de 100 milhões em 2020. A expectativa é de que esse valor seja multiplicado por 2 ou 3 em 2022. Há uma série de formalidades sobre os impulsionamentos de conteúdos eleitorais que vão muito além das questões jurídicas. Reconhecer, por exemplo, os detalhes de um impulsionamento de modo a se garantir um eventual direito de resposta, nos mesmos moldes da ofensa, faz parte do papel do judiciário e está previsto em lei. Para isso, ele precisa ser provocado e, ainda mais importante, precisa entender o problema para que possa decidir adequadamente.
Situação interessante e que vem se tornando cada vez mais comum é a prática de se comprar seguidores para os perfis e páginas da campanha nas mídias sociais. Contudo, essa compra não é em benefício próprio e sim para o adversário político.
- Mas, como assim para o adversário?
- Pois é, se você não sabe a razão, já pode perceber o quanto o conhecimento do marketing digital e do funcionamento desses novos meios de comunicação é importante.
Ocorre que qualquer um que comprar seguidores pode ser punido pelas plataformas. Essa punição é objetiva. Dessa forma, se eu quiser prejudicar o meu adversário, inutilizando suas mídias sociais, em especial, o Instagram, basta comprar alguns milhares de seguidores para o perfil dele, o que pode ser feito desembolsando valores a partir de 200 reais, de forma anônima, a partir de vários sites.
Com esse comportamento, de forma quase que automática, a conta do adversário receberá milhares de novos seguidores de uma só vez e, por ser uma atividade suspeita, poderá sofrer uma punição da plataforma, conhecida no meio do marketing como shadowbanning, deixando, a partir de então, de entregar o conteúdo aos seus seguidores. Inutiliza-se o perfil do Instagram do candidato e, pasmem, não há refúgio na Justiça Eleitoral para o problema, pois desconsiderando-se o art. 57-B, §3º da Lei 9.504/97, ou até mesmo o art. 248 do Código Eleitoral, vários julgadores já alegaram, por desconhecimento, tratar-se de uma relação de consumo, de competência da Justiça Comum. Será? Há precedentes, infelizmente.
Para muito além das compras de seguidores, que se tornaram comuns nas eleições de 2022, há inúmeros outros problemas que dependem do conhecimento do marketing e da tecnologia. Sobre a tecnologia, cito o problema relacionado aos disparos em massa, por meio dos programas de mensageria. O modus operandi é sempre o mesmo. Uma empresa tem acesso a uma lista de dados vazados de eleitores brasileiros de qualquer localidade do país. Essa lista é composta pelo nome completo, CPF, endereço, data de nascimento etc. De posse desses dados é possível adquirir números de celular pré-pagos, requisito para se criar contas no Whatsapp ou no Telegram.
Imediatamente após adquirir o chip de celular, são criadas contas nesses programas de mensageria e tem início o plano para disseminar a narrativa desinformativa sobre algum adversário.
Neste exato momento, isso está acontecendo em vários estados brasileiros. A dúvida que sempre surge é: como investigar e provar tais fatos? A resposta é que não é possível fazer isso apenas com o conhecimento jurídico. É necessário que o advogado, membro do MP, os servidores e os juízes entendam o básico sobre tecnologia.
Isso porque é necessário entender como toda essa tecnologia funciona, de forma a encontrar as provas adequadas que façam a ligação entre candidato prejudicado e o adversário ousado. Para isso, é necessário convencer o juiz quanto à necessidade de vários pedidos de quebras de sigilo de dados telemáticos, muitas vezes contra as vítimas que tiveram seus dados usados no ilícito eleitoral e, a depender da compreensão dos advogados, servidores, juízes e membros do MP sobre endereços IPv4, IPv6, Nat, CGNAT, cadeia de custódia das provas e mais alguns detalhes jurídicos, talvez ter sucesso na empreitada, que já terá se transformado em uma odisseia sem prazo para terminar, quando não se conhece os atalhos que só os hackers têm acesso.
Outro problema que tangencia a seara jurídica, mas que sobre o qual é necessário algum conhecimento básico é a estatística relacionada às pesquisas eleitorais. Não vamos aqui, nestas breves reflexões, tentar responder o porquê de em uma mesma semana haver resultados de pesquisas informando que um candidato será eleito no primeiro turno e, ao mesmo tempo, que está atrás em 5 pontos percentuais daquele que seria o segundo colocado. Esses são problemas mais profundos, que precisam de uma análise mais demorada e complexa.
Se não podemos falar sobre inferência, ao menos podemos falar sobre amostra.
- Mas, o que é uma amostra do ponto de vista estatístico?
- Podemos definir, de forma bem vulgar, que a amostra é uma parte representativa do todo. Nesse caso, precisamos entender que só é possível uma pesquisa eleitoral ser extrapolada para o todo, no processo que chamamos de inferência estatística, quando a amostra é bem feita. Mas, o que é uma amostra bem feita?
Vamos imaginar que um determinado estado brasileiro tenha 2 milhões de eleitores. Desses, 53% são mulheres e 47% são homens. Há ainda uma divisão importante sobre nível educacional, faixa de renda e idade.
Sobre o nível de escolaridade dos eleitores desse estado, temos os seguintes dados oficiais, que podem ser retirados do site do TSE ou do IBGE :
-
Formação: Dados apresentados – TSE 2022
Analfabeto / Lê Escreve
13,50%
Ensino Fundamental Completo/ Incompleto
26,80%
Ensino Médio Incompleto/Completo
44,20%
Ensino Superior Completo/Incompleto
15,50%
Total
100,00%
Sobre a faixa de renda, algo como:
-
Faixa de Renda
Percentual
Até R$ 1.212,00
41,70%
Mais de R$1.212,00 a R$3.636,00
44,30%
Mais de 3.636,00 a 6060,00
10,00%
Acima de R$6.060,00
4%
Total:
100%
Sobre a idade, algo como:
-
Idade Oficial
Percentual
16 a 17 anos
2,22%
18 a 24
16,79%
25 a 34
23,61%
35 a 44
21,75%
45 a 59
21,73%
Mais de 60
13,9%
A Resolução TSE nº 23.600 de 2019, utilizada para as campanhas eleitorais de 2022, exige que todas as pesquisas eleitorais devam ser registradas 5 dias antes de sua divulgação. A resolução exige ainda vários dados formais, para que seja garantido aos interessados o direito de fiscalizar o processo seguido para se atingir aqueles resultados divulgados pela pesquisa, de forma que se possa conferir se o instituto responsável pela pesquisa cumpriu requisitos básicos, para que não sejam as pesquisas transformadas em ferramentas de desinformação, legitimadas pela Justiça Eleitoral.
Dito isso, podemos voltar a falar sobre as amostras. Quando um instituto registra uma pesquisa no Pesquele do TSE1, ele precisa preencher o relatório sobre o projeto da pesquisa. Ainda não é um relatório sobre o que foi pesquisado. É apenas o que ele pretende fazer, exatamente como o nome diz: um projeto do trabalho.
Nesse projeto, alguns dados são obrigatórios e estão previstos no art. 2º da Res. 23.600/2019. Entre eles, talvez o mais importante seja sobre a formação da amostra. O TSE exige que no projeto conste o plano amostral e também a ponderação utilizada, senão vejamos:
Art. 2º, IV - plano amostral e ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução, nível econômico da pessoa entrevistada e área física de realização do trabalho a ser executado, bem como nível de confiança e margem de erro, com a indicação da fonte pública dos dados utilizados;
Registrar o plano amostral significa dizer que, no processo de criação da minha amostra, denominado amostragem, vou selecionar um pequeno percentual que possa representar o todo. Assim, mesmo que a população seja composta por 2 milhões de pessoas, com uma pequena parcela representativa do todo, algo em torno de 2 mil pessoas entrevistadas, vou conseguir inferir o comportamento eleitoral e, por consequência, o possível resultado do pleito.
Mas, isso só é possível se os meus 2 mil entrevistados tiverem características semelhantes ao todo, devendo ser composta, no nosso exemplo, por 47% de homens, 53% de mulheres, com nível educacional, idade e renda também semelhantes, conforme dados mencionados anteriormente.
Não é incomum ver pesquisas que apresentam plano amostral informando que sobre o nível de instrução vão formar sua amostra com apenas dois estratos: 1º) Até Ensino Médio completo 83%. Com ensino Superior 17%. Sobre o nível econômico: economicamente ativo 58%; Não Economicamente ativo 42%.
Uma vez que a legislação eleitoral não traz exigências mais detalhadas sobre o plano amostral, em tese, não estaria ilícito tal projeto, desde que o pesquisador informe a ponderação que vai utilizar, ou seja, quando não conseguir completar 17% de pessoas com nível superior, qual peso vai dar para os que ele encontrou.
Contudo, por outro lado, do ponto de vista estatístico, fica muito fácil montar uma amostra enviesada para um resultado pretendido. Por exemplo, sobre o nível educacional, para preencher os 83% da minha amostra de 2.000 mil pessoas com formação até nível médio completo, conforme exemplo acima, eu poderia entrevistar apenas analfabetos e, ainda assim, estaria de acordo com a amostra, uma vez que o plano amostral não exibiu adequadamente o percentual que buscaria em cada estrato possível, conforme dados fornecidos pelo TSE, por exemplo:
-
Formação: Dados apresentados – TSE 2022
Analfabeto / Lê Escreve
Ensino Fundamental Completo/ Incompleto
Ensino Médio Incompleto/Completo
Ensino Superior Completo/Incompleto
O pesquisador juntou analfabeto, lê e escreve, ensino fundamental completo, incompleto e ensino médio incompleto e completo, tudo isso em apenas um estrato. Não há divisões. Talvez os entrevistados sejam todos compostos por eleitores apenas com nível médio completo ou talvez todos sejam analfabetos.
Do outro lado, os demais 17%, precisam ser compostos por pessoas com nível superior completo ou incompleto. Não preciso dizer o quanto eu poderia enviesar os resultados coletando 83% de analfabetos e 17% de pessoas sem curso superior completo. Essa amostra seria representativa do todo? Óbvio que não. Nesse caso, a única solução seria solicitar acesso aos dados internos da pesquisa e verificar se nos formulários preenchidos com os dados dos 2 mil entrevistados havia uma boa divisão entre os níveis educacionais ou se houve concentração para o resultado pretendido.
Sobre o nível econômico, da mesma forma. Sendo clara a identificação das classes menos favorecidas a uma determinada ideologia, seria simples direcionar os resultados da pesquisa de forma a favorecer esse partido. Reparem que existem ao menos 4 faixas de renda definidas pelo IBGE:
-
Até R$ 1.212,00
41,70%
Mais de R$1.212,00 a R$3.636,00
44,30%
Mais de 3.636,00 a 6060,00
10,00%
Acima de R$6.060,00
4%
Total:
100%
Se no meu projeto de pesquisa eu disser que vou dividir esse contingente, que representa a realidade da sociedade, em apenas dois grupos, economicamente ativo 58%; não Economicamente ativo 42%. Significa dizer que, das 2 mil pessoas, vou entrevistar 1.160 pessoas economicamente ativas e 840 não economicamente ativas. Contudo, o conceito de economicamente ativo é literal. Eu posso ser economicamente ativo e receber um salário, ou posso receber acima de 6 mil reais. É essencial conhecer quantas pessoas de baixa ou alta renda foram entrevistadas e não apenas saber se eram economicamente ativas ou não.
Para enviesar tal amostra, sem chamar atenção, bastaria que fossem entrevistadas 1160 pessoas que recebem até 1.212 reais, todas economicamente ativas e outras 840 desempregadas. Dessa forma, por um lado, cumpro o plano amostral, por outro, deixo os resultados absolutamente enviesados.
O contrário também é possível. Bastaria investigar 1160 pessoas com renda acima de 6 mil reais e teremos um resultado tendencioso.
Assim, percebe-se que enviesar resultados de uma pesquisa não é tarefa complexa. A falta de fiscalização por parte do Ministério Público, bem como a ausência de atuação do TSE e dos Tribunais que não verificam, por força do art. 10, 1º2 da Resolução 23.600/2019, sequer os requisitos básicos para o projeto da pesquisa contribuem para que elas se transformem em ferramentas de desinformação legitimadas pela Justiça Eleitoral.
Ademais, mesmo quando os requisitos são claros, a exemplo do Art. 2, §7º3, que reconhece que os dados do projeto da pesquisa, apresentados 5 dias antes de sua divulgação, são meramente informativos, diferenciando-se dos dados efetivamente executados, razão pela qual, o responsável pela pesquisa deve, até o dia seguinte após a data em que a pesquisa possa ser divulgada, complementar o projeto da pesquisa, informando a amostragem que foi efetivamente considerada, inclusive com percentuais de gênero, instrução, renda, idade e local das entrevistas. Ou seja, uma coisa é o projeto, outra coisa é o realizado.
Perceba a clareza do texto:
§ 7º a partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, O REGISTRO DEVERÁ SER COMPLEMENTADO, SOB PENA DE SER A PESQUISA CONSIDERADA NÃO REGISTRADA, com os dados relativos:
(…)
Iv - em quaisquer das hipóteses dos incisos i, ii e iii deste parágrafo, ao número de eleitoras e eleitores pesquisadas(os) em cada setor censitário e a composição quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico DAS PESSOAS ENTREVISTADAS NA AMOSTRA FINAL DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA PESQUISA ELEITORAL.
A legislação considera a ausência da complementação dos dados tão grave que determina que a pesquisa sem tais dados seja considerada não registrada. Ainda assim, pasmem, há juízes que entendem, cotidianamente, que os dados do projeto são suficientes, indiferente se são reais ou mera ficção, contribuindo para o uso das pesquisas como ferramenta de desinformação e, o pior, legitimados pela própria Justiça Eleitoral.
Outros problemas comuns são as pesquisas autofinanciadas, que rotineiramente funcionam como verdadeiros leilões (quem contribui para a instituição pesquisadora fica bem nos resultados), as notas fiscais, com mesmo valor e mesma numeração, utilizadas dezenas de vezes pela empresa para compor seu projeto de pesquisa, o número de entrevistados, margem de erro e nível de confiança absolutamente descontextualizados quanto ao teorema central do limite e diversos outros ilícitos que deveriam saltar aos olhos de quem de direito, o que não acontece por falta de conhecimentos básicos sobre o assunto.
Atuar na seara eleitoral tornou-se tão desafiador quanto possível. Fica a mensagem mais uma vez: aquele que imaginou um dia que poderia atuar no judiciário estudando apenas o Direito, esqueça. Agora é necessário o conhecimento de marketing, tecnologia, direito e, claro, estatística básica.
O Professor Alexandre Basílio é graduado em Direito e em Ciência Política e já cursou várias cadeiras de estatística nos cursos de Tecnólogo em Processamento de Dados, Administração de Empresas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e no Mestrado em Ciência Política. Tem formação em Eletrônica, em Processamento de Dados, com registro no CRE-MG, é graduando em Engenharia da Computação e em Redes de Computadores, com formação prevista para 2024, cursa Mestrado em Ciência Política na Universidade de Lisboa, em Portugal, é pós-graduado em gestão de Riscos e Cibersegurança, em Direito Digital e em Direito Eleitoral. Nas horas vagas faz Pentest e Bug Bounty, buscando falhas em sistemas informatizados. Curte Marketing digital e já lançou infoprodutos, utilizando-se dos recursos de compra de tráfego/impulsionamento de conteúdos.
2§ 1º A Justiça Eleitoral não realiza qualquer controle prévio sobre o resultado das pesquisas, tampouco gerencia ou cuida de sua divulgação. (Incluído pela Resolução nº 23.676/2021)
3Art. 2º § 7º A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro deverá ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada, com os dados relativos:
parabéns pelo artigo. Realmente, novos tempos exigem novos conhecimentos.
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